Como eu faço para aprender um idioma? Que pergunta difícil! Mas tem resposta...
Por Marianne Rampaso*
a) ter disposição e paciência para aprender.
Sei que isto soa meio repetido, que o seu professor já deve ter falado isso bilhões de vezes, mas não tem jeito: a aquisição da linguagem leva tempo e requer dedicação de quem ensina e aprende.
b) parar de depender de soluções mágicas.
Não tem fórmula para aprender idiomas simplesmente porque ninguém aprende igual. Aprender idiomas não é como remédio: está com febre tome a substância X. Isso funciona em farmacologia, mas não em linguística! E você sabe quando estão oferecendo a "pílula mágica" do inglês! Aceitar tomá-la ou não, dependerá de você!
c) estabelecer padrões realistas para o quê você aprende.
Todo mundo sabe que não estará "no avançado 3" com seis meses de aula. Como disse no item “a”, a aprendizagem leva tempo para acontecer. E falando em níveis, é muito melhor pensar em algo como "o quê eu já consigo fazer em inglês no meu trabalho e/ou estudo com isso que estou aprendendo?"
d) verificar se o conteúdo que você está aprendendo tem relação com o que você precisa para o seu estudo ou trabalho.
Digo e repito: não adianta discutir reunião de negócios com uma criança de seis anos e nem mandar um executivo repetir "this is a table", "this is a dog", "let’s sing the dog’s song". Os conteúdos devem ser relacionados à idade e à necessidade de quem aprende.
e) informar-se e pesquisar sobre a escola ou professor com quem pretende estudar.
Needless to say, mas muita gente não pesquisa. Se você pesquisa tanto para achar um produto que você quer com condições melhores, por que não fazer o mesmo com quem pretende estudar? O problema aqui não é referente apenas às "boas condições" (localização, horário, flexilibidade, formas de pagamento, etc.), mas sim à qualidade. E qualidade se mostra em corpo docente qualificado, professores de verdade, aula centrada no aprendiz e condizente com as suas necessidades... Enfim, gente que sabe do que está falando. Não adianta querer aprender inglês com um chef de cozinha, pois o professor de inglês também não está habilitado a cozinhar profissionalmente... Got it?
Simples assim e aluno SABE disso. Ao menos o aluno do século XXI sabe! E estamos todos vivendo neste século, right?
Além do mais, tem o pessoal que já estudou com o professor/escola que você tem em vista. Não custa nada bater um papo e checar.
Enfim, aprender outro idioma é como aprender qualquer coisa na vida: não viramos especialistas overnight. Leva tempo, dá trabalho (para alunos e professores), exige dedicação e paciência. Mas dá resultado!
Season’s greetings everyone!!!
*Biodata - Marianne Rampaso
Graduada em Letras, com habilitação em Tradução e Interpretação Inglês-Português pela Unibero. Pós-graduada em Língua Inglesa pela Universidade São Judas Tadeu. Professora habilitada para o ensino de Inglês para Propósitos Específicos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora qualificada pelo curso Teacher's Link (PUC-SP), voltado ao desenvolvimento de pesquisa e reflexão aplicadas à sala de aula de língua inglesa. Possui também os cursos de Estratégias em Tecnologia para a Produção de Materiais Didáticos e Ensinando Inglês de Verdade por Meio de Filmes e Programas de TV em DVD, ambos da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - (PUC-SP).
Atua há mais de dez anos como professora especializada no ensino de inglês geral e para propósitos específicos para aprendizes adultos.
Trabalha também com a qualificação e treinamento de professores de inglês e na preparação de treinamentos para estes fins.
Coautora do site www.englishatwork.com.br e professora de inglês, atuante na divisão In Company.
Aprender um idioma é... de Marianne Rampaso está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.allboutidiomas.weebly.com.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em www.allboutidiomas.weebly.com.