Ontem assisti a um vídeo muito interessante no Estadão PME. Era uma entrevista com o senhor Pedro Herz, da Livraria Cultura. Apesar de falar sobre negócios, alguns pontos da entrevista são interessantes para uma reflexão sobre a aprendizagem.
Empresário experiente, Pedro Herz disse que conhecimento e atualização são primordiais para quem quer ter sucesso hoje em dia. Às vezes, as pessoas pensam que apenas a experiência em determinada área ou o término de uma graduação já garantem sucesso eterno. Outros até acham que têm um "dom" natural...
Infelizmente, nenhum "dom" natural se fortalece sem estudo, sem esforço... Vejam os grandes gênios da música: estudavam, praticavam por horas e horas...
Ninguém vira Mozart ou Shakespeare da noite para o dia.
O mundo muda a cada segundo... Não sabemos tudo e temos que estar a par do que acontece de bom em nossa área, de novas tecnologias e recursos utilizados no ensino e aprendizagem. Estudar sempre, para ser mais clara. E isso também não significa gastar horrores. Felizmente - e temos que agradecer por isso todos os dias - contamos com o advento da Internet. Há muita coisa boa, gratuita ou com preços mais acessíveis na rede!
Quer melhorar a sua pronúncia, vocabulário, gramática? A lista de sites é enorme! Basta você procurar...
Aproveitando mais uma vez as palavras do empresário, devemos ver o que os outros estão fazendo de bom no mercado, na nossa empresa ou sala de aula e olhar para o nosso umbigo, para ver como estamos procedendo.
É claro que isso significa uma boa dose de humildade, maturidade, de saber reconhecer e admirar o esforço alheio.
Aquele seu colega melhorou muito a leitura em inglês? Pergunte a ele como, ofereça algum site ou material interessante em troca, tente aprender com os outros. Sempre temos o que ensinar e aprender!
Parto do princípio de que o conhecimento nunca pode ser arrogante, egoísta: ele existe para ser compartilhado. O conhecimento nunca é fixo, sempre muda, sempre é aprimorado pelos esforços de muita gente.
Pedro Herz também falou sobre limites. Ao contrário de que muitos pensam, há limites para tudo e nunca fazemos apenas aquilo que queremos ou gostamos... Qualquer empresário competente sabe que não pode "brincar de empresa", pois a responsabilidade que lhe é devida é enorme. Há clientes, funcionários, competidores, mercado e a sociedade lá fora...
Você não gosta de listening? E se tiver que participar de uma conference call? Vai dizer ao seu chefe que não gosta? Provavelmente não, você não está "brincando de trabalhar". Falar inglês também é parte da sua atividade profissional. Pode ser que não vá adorar atividades de compreensão auditiva na aula, mas, sabendo da importância e necessidade delas, terá que se esforçar para realizá-las.
Por isso, aí vai a dica - baseada nas ideias de um empresário - para quem está aprendendo, ensina ou já fala inglês: conhecimento, atualização e humildade para aprender.
Site para aprendizagem:
http:// http://allaboutidiomas.weebly.com/inglecircs---sites.html
Off to work!!!
*Biodata - Marianne Rampaso
Graduada em Letras, com habilitação em Tradução e Interpretação Inglês - Português pela Unibero. Pós-graduada em Língua Inglesa pela Universidade São Judas Tadeu. Professora habilitada para o ensino de Inglês para Propósitos Específicos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente cursa o Teacher's Link, na PUC-SP, voltado ao desenvolvimento de pesquisa e reflexão aplicadas à sala de aula de língua inglesa. Atua há mais de dez anos como professora especializada no ensino de inglês geral e para propósitos específicos para aprendizes adultos.
Coautora do site www.englishatwork.com.br e professora experiente na divisão In Company.
Responsável pela área de língua inglesa da All About Idiomas.

Aprendizagem e Reciclagem de conhecimentos de Marianne Rampaso é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
Based on a work at www.allaboutidiomas.weebly.com.