Por Marianne Rampaso*
Afinal, ter disciplina nos estudos é bom ou ruim?
Parece que há uma moda de que não devemos ter regra para nada, que regras são sinônimo de repressão e que o professor que se vire para fazer o aluno aprender. Mas será que quem inventou isso sempre faz o que quer? E quem serão estes professores que "aprendem" por quem pensa assim?
Isso não quer dizer humilhar o aprendiz ou partir para a violência, mas sim conscientizar a pessoa sobre o quê ela vem fazendo pelo seu aprendizado. Lembre-se de que professor preocupado com o seu desenvolvimento, é uma dádiva, uma sorte grande mesmo. Sabemos que há verdadeiros mestres, pessoas que merecem "um dez com louvor", mas há muitos "dadores de aula" por aí. Sobre estes nem vou falar hoje, pois o assunto é disciplina e responsabilidade - coisa que este tipo de gente jamais terá...
Quem cobra alguma coisa é porque se importa, porque sente falta. A turma do "dadores de aula" não está nem aí mesmo: se você não aprendeu, o problema não é deles...
Disciplina virou palavrão, palavra proibida, sinônimo de fascismo ou coisa pior. Apenas me responda uma coisa: você faz o que quer no seu local de trabalho? Mesmo que você seja o dono, terá regras a seguir. E dono que faz o que quer afunda a empresa rapidinho, pois quem age assim não respeita ninguém...
Bom, lá vamos nós - vou adivinhar o discurso: não tenho tempo, não dá, estou cansado (a), vou faltar só hoje, odeio homework...
Se você não quiser ficar esperando a "pílula mágica do inglês", sinto muito, a solução é se mexer. Não se trata de passar os sete dias da semana estudando, mas há uma certa "parcela" que você terá que fazer. Isso inclui ir às aulas, participar, fazer as tarefas propostas, seguir as diretrizes passadas pelo seu professor. Ele (a) pediu a você que melhorasse o seu listening? Que tal ir até aqueles sites que ele (a) recomendou?
Ah, bateu o cansaço e não vai às aulas? Todo mundo, inclusive o seu teacher querido - que deve ter começado a primeira aula às sete da matina - está cansado.
Todo mundo fica muito cansado hoje em dia, alunos professores, todos. Se formos guiar as nossas atividades por isso, nem levantaremos da cama... Quanto mais quem está disposto a aprender uma nova língua, que requer disciplina, dedicação e paciência.
Estudar, descobrir coisas novas é um processo muito interessante: quanto mais você aprende, mais quer aprender, fuçar, pesquisar. O importante é o primeiro passo, little by little, e ele só pode vir de você. O seu professor pode ser o melhor do mundo, mas ele jamais fará a SUA parte, isso é impossível.
Sempre cobrei uma certa disciplina de estudos de meus alunos e nunca tive problemas. Muito pelo contrário, sinto que sabem que estou preocupada com o desenvolvimento deles e comprometida com a minha carreira. Acabam até cobrando isso de outros professores. Afinal, fui eu quem escolhi lecionar, com seus prós e contras, ninguém me forçou a nada. Assim, se você escolheu aprender inglês ou qualquer outra língua estrangeira, não se esqueça de ter disciplina e fazer a sua parte.
See you around!
*Biodata - Marianne Rampaso
Graduada em Letras, com habilitação em Tradução e Interpretação Inglês - Português pela Unibero. Pós-graduada em Língua Inglesa pela Universidade São Judas Tadeu. Professora habilitada para o ensino de Inglês para Propósitos Específicos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente cursa o Teacher's Link, na PUC-SP, voltado ao desenvolvimento de pesquisa e reflexão aplicadas à sala de aula de língua inglesa. Atua há mais de dez anos como professora especializada no ensino de inglês geral e para propósitos específicos para aprendizes adultos.Coautora do site www.englishatwork.com.br e professora experiente na divisão In Company.
Responsável pela área de língua inglesa da All About Idiomas.
Disciplina nos estudos é ruim? de Marianne Rampaso é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
Baseado no trabalho em www.allaboutidiomas.weebly.com.