Não dá para aprender inglês depois de adulto, criança tem mais facilidade, nunca vamos dominar um idioma aprendido em idade mais avançada...
Really? Então experimente assistir a uma aula de inglês em uma sala de alunos de 11 anos! A minha mais profunda admiração pelos professores que conseguem manter o foco da atenção desta turma! Simplesmente porque eles não têm um foco de atenção direcionado, estão "aqui e lá" ao mesmo tempo, não param um segundo sequer... Não é uma crítica e sim uma observação ao processo maturacional dos alunos nesta fase.
Os adultos, por outro lado, conseguem manter um foco, conseguem controlar e direcionar a atenção a um tópico. Daí conseguimos propor atividades mais reflexivas, discussões, debates etc.
Outra coisa é o mito da idade. Hoje sabemos que o nosso cérebro mantém a plasticidade, estamos aptos a aprender ao longo da vida. Estudos dizem que crianças talvez tenham mais facilidade com a pronúncia, mas nada é comprovado ainda. É só um "talvez".
É claro que se você tem o hábito de estudar sempre, desenvolveu estratégias para lidar com o aprendizado. Quem nunca estudou nada - e isso vale para criança ou adulto - sente mais dificuldade em estudar o que quer que seja. Não quer dizer que será impossível aprender, mas "aprender a aprender" é bem trabalhoso.
O adulto já tem um certo conhecimento prévio (prior knowledge) trazido das situações vivenciadas no cotidiano. Por exemplo, se você é da área de negócios, sabe muito bem como uma reunião transcorre. E isso não vai mudar quando falarmos sobre este tópico na aula de inglês, uma vez que você utilizará o seu conhecimento de mundo sobre o gênero "reunião" para saber o quê cabe aí. Ou será que esperamos ouvir falar de receitas na pauta de uma reunião?
É evidente que o segredo aqui é estabelecer relações entre o idioma e a vida real. E isso cabe ao professor, à metodologia da escola... Afinal, aprendemos o idioma para alguma coisa na vida.
Quem aprende inglês na idade adulta geralmente tem um propósito para tal: viagem, estudo, trabalho, lazer, etc... Adultos não estudam idiomas porque os pais querem, porque está no currículo da escola, porque o professor obriga... Acredito que nesta fase da vida as pessoas tenham maturidade para saber o motivo pelo qual se deseja aprender um idioma. Needless to say que isso motiva e facilita a mediação do professor: sabemos o quê fazer, para quê fazer e como/quando mudar a aula ou as práticas em aula.
A tal "cabeça cheia" também existe para as crianças e adolescentes - e eles também têm dificuldades para se concentrar no aprendizado por causa disso. É muito comum hoje termos alunos bem jovens que acumulam 5 ou 6 atividades extracurriculares. E o tempo de aprender, da escola? Fica prejudicado, como todo mundo que se ocupa demais, em qualquer idade...
Creio que a vantagem mais marcante que o aprendiz adulto tem é o conhecimento sobre a própria língua (conhecimento metalinguístico), não apenas em termos de estrutura, mas sim em termos de funcionamento e uso. Já sabemos bem o idioma materno, já estudamos e dominamos muita coisa. Sabemos predizer, relacionar, transferir padrões... O aprendiz muito jovem ainda não desenvolveu esses padrões maturacionais, próprios do desenvolvimento humano.
Uma outra observação importante é que, às vezes, as pessoas criam desculpas para não haver comprometimento com a aprendizagem... Estudar dá trabalho, requer disciplina, organização, motivação, responsabilidade... E isso, de novo, vale para qualquer idade!
Para finalizar, há também o outro lado da situação: há muitas "pessoas que dão aulas de idiomas" - entre aspas porque o termo "professores" não se aplica a elas - e adoram repetir os "mantras" acima. Pura falta de estudo e conhecimento... Sorry to say, mas professor tem que estudar, tem que saber o quê ocorre em sua área, o que a teoria diz (é ela quem vai direcionar a prática), os avanços nas pesquisas sobre aprendizagem... Caso contrário não é professor, é curioso, amador, que poderá muito bem causar um grande estrago para os aprendizes. Se você não entende de mecânica, não pode consertar um carro, certo? Então por que pode lecionar idiomas? Falar o idioma não é ser habilitado para lecioná-lo...
Ser adulto não é desculpa ou obstáculo quando se quer aprender. Pense nisso!
*Biodata – Marianne Rampaso
Graduada em Letras, com habilitação em Tradução e Interpretação Inglês - Português pela Unibero. Pós-graduada em Língua Inglesa pela Universidade São Judas Tadeu. Professora habilitada para o ensino de Inglês para Propósitos Específicos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente cursa o Teacher's Link, na PUC-SP, voltado ao desenvolvimento de pesquisa e reflexão aplicadas à sala de aula de língua inglesa. Atua há mais de dez anos como professora especializada no ensino de inglês geral e para propósitos específicos para aprendizes adultos. Coautora do site www.englishatwork.com.br e professora experiente na divisão In Company.
Responsável pela área de língua inglesa da All About Idiomas.
Qual é a vantagem de aprender inglês na idade adulta? de Marianne Rampaso é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.
Baseado no trabalho em allaboutidiomas.weebly.com.