Dominar diferentes línguas é requisito essencial para conquistar sucesso na carreira profissional.
O francês também desperta interesse por ser a primeira ou a segunda língua em 56 países e pelas oportunidades no mercado de trabalho, já que há mais de 600 empresas francesas instaladas no Brasil. “Cerca de 30% dos nossos alunos possuem objetivos profissionais imediatos, enquanto 70% são acadêmicos. Esses últimos querem fazer mestrado ou especialização no exterior, pois entendem que, no futuro, terão melhores oportunidades de trabalho. Então, pode-se dizer que 100% dos alunos têm a curto, médio ou longo prazo um propósito profissional com o francês”, aponta Ariane Rocha, Gerente Geral do Instituto de Estudos Franceses de São Paulo (Ifesp).
Recentemente, tem sido incorporado a essa lista de idiomas o mandarim, falado em grande parte da China. De olho nas oportunidades de negócios que surgem entre este país e o Brasil, universitários já se arriscam a aprender o sistema de comunicação mais difícil do planeta.
Mas estudar uma nova língua nos dias atuais, em meio a tantos compromissos pessoais e profissionais, requer um bom planejamento para tornar a experiência eficiente e dinâmica. “É preciso levar em consideração os objetivos pessoais, a metodologia da escola, o tempo de conclusão do curso, o horário disponível, o investimento e os resultados alcançados pelos alunos da instituição, medidos, por exemplo, pela aprovação em exames de proficiência”, aconselha Ariane.
Aliados na aprendizagem
Para facilitar o aprendizado, muitas editoras disponibilizam material multimídia que oferece vantagens para a qualidade e o desempenho nos estudos, como livros impressos e eletrônicos, recursos de áudio e vídeo, plataformas virtuais de ensino, cursos on-line de gramática, preparatórios para exames e dicionários monolíngues, bilíngues e ilustrados. “Ao mesmo tempo em que os estudantes buscam livros para aprender habilidades específicas da língua, eles também querem um material de suporte, como dicionários e cursos on-line”, destaca Eduardo Mônaco, Gerente de Soluções Educacionais da Cengage Learning do Brasil.
A Cengage lançou o Mobile Aplication, uma ferramenta desenvolvida para o Dicionário Collins Escolar Bilíngue Inglês-Português, que permite ao estudante, através de uma senha, acessar um aplicativo para smartphone com tradução de palavras e exemplos de uso e pronúncia. A Pearson Education também oferece material extra para os livros-texto, como o curso de inglês on-line Longman English Interactive, que pode ser concluído sozinho ou com o auxílio de um professor.
Aprenda mais rápido
- memorize dez palavras diferentes e aprenda duas frases cotidianas por semana;
- copie textos no idioma estudado para memorizar as estruturas gramaticais e o vocabulário;
- ouça canções no idioma que está aprendendo;
- aproveite o tempo no trânsito para ouvir diálogos na língua estudada;
- assista a filmes no novo idioma. Repita-o sem a legenda.
Artigo publicado originalmente na Revista Almanaque Saraiva –ano 5 – #57 – fev./2011
Seja fluente em mais de um idioma de Danielle Motta é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
Based on a work at allaboutidiomas.weebly.com.