Muitas vezes já ouvi de alunos: “Ah, eu tenho muita dificuldade, não consigo aprender... Também não entendo por que tenho obrigação de aprender a língua dos outros”.
Resistências ao aprendizado podem ser de diferentes tipos, mas aqui ressalto a resistência ao inglês por fatores, digamos, “externos” ao indivíduo.
O que precisamos lembrar, em um primeiro momento, é que o que determina a hegemonia de um idioma é o poder econômico das nações. Foi assim com o grego, com o latim, com o francês e agora o inglês. São as chamadas línguas francas. Quem sabe um dia o português não entre para a lista?
Já sabemos que o ensino de português vem crescendo pelo mundo afora. Isso sem falar nos estrangeiros que precisam aprender o idioma quando vêm a trabalho para o nosso país.
No entanto, o idioma não pertence apenas a um país. Lembrem-se de que o inglês é língua materna, segunda língua e língua estrangeira em muitas nações. Não devemos nos esquecer de que muitas transações econômicas e comerciais são feitas neste idioma. Muitas publicações científicas, congressos das áreas de saúde, tecnologia, negócios etc. são realizados em inglês... Não adianta dizer que isso não tem nada a ver conosco, porque, muitas vezes, a pesquisa publicada em inglês é de um pesquisador brasileiro e o trabalho dele pode mudar a vida de muita gente, inclusive a nossa...
Veja o trecho retirado do PCN (Parâmetro Educacional Curricular - MEC) para o Ensino Língua Estrangeira:
Língua Estrangeira como libertação
Cabe aqui recorrer ao conceito freireano de educação como força libertadora, aplicando-o ao ensino de Língua Estrangeira. Uma ou mais línguas estrangeiras que concorram para o desenvolvimento individual e nacional podem ser também entendidas como força libertadora tanto em termos culturais quanto profissionais.
Essa força faz as pessoas aprenderem a escolher entre possibilidades que se apresentam. Mas, para isso, é necessário ter olhos esclarecidos para ver. Isso significa também despojar-se de qualquer tipo de falso nacionalismo, que pode ser um empecilho para o desenvolvimento pleno do cidadão no seu espaço social imediato e no mundo. A aprendizagem de Língua Estrangeira aguça a percepção e, ao abrir a porta para o mundo, não só propicia acesso à informação, mas também torna os indivíduos, e, conseqüentemente, os países, mais bem conhecidos pelo mundo. Essa é uma visão de ensino de Língua Estrangeira como força libertadora de indivíduos e de países.
Gostar ou não de um idioma é escolha pessoal, mas fechar os olhos para a importância dele e se recusar a aprender já é questão de conscientização.
Criar este tipo resistência não ajuda em nada, muito pelo contrário, só nos impede ver apreciar as peculiaridades e o contraste entre a nossa língua e cultura e as demais. Afinal, vivemos em um mundo globalizado, cada vez mais sem fronteiras.
Vai ficar fora dessa?
Fonte:
BRASIL. Secretaria de Ensino Fundamental. 1998. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental, língua estrangeira.
Acessível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pcn_estrangeira.pdf
RAMPASO, Marianne. Resistência para aprender inglês: os fatores de resistência para o aprendizado do idioma. 2008. 79 pp. Monografia de conclusão do curso de pós-graduação em Língua Inglesa. São Paulo: Universidade São Judas Tadeu. Orientador: Prof.ª Dr.ª Sueli Salles Fidalgo.
*Biodata - Marianne Rampaso
Graduada em Letras, com habilitação em Tradução e Interpretação Inglês - Português pela Unibero. Pós-graduada em Língua Inglesa pela Universidade São Judas Tadeu Professora habilitada para o ensino de Inglês para Propósitos Específicos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente cursa o Teacher's Link, na PUC-SP, voltado ao desenvolvimento de pesquisa e reflexão aplicadas à sala de aula de língua inglesa. Atua há mais de dez anos como professora especializada no ensino de inglês geral e para propósitos específicos para aprendizes adultos.
Coautora do site www.englishatwork.com.br e professora experiente na divisão In Company.
Responsável pela área de língua inglesa da All About Idiomas.
Será que você tem resistência para aprender inglês? de Marianne Rampaso é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
Based on a work at allaboutidiomas.weebly.com.